domingo, 11 de outubro de 2009

Relatório das aulas 5 e 6

João Mamede
Numero:13 Turma A
Relatório de aula
Aulas número 5 e 6, dia 24 de Setembro



A aula foi iniciada com a leitura do relatório da aula anterior. De seguida, a professora definiu e mencionou os objectivos da aula. Começámos a aula com o objectivo de contextualizar historicamente a origem da Filosofia. Onde se originou a filosofia? A filosofia originou-se na Grécia. Supõem-se que surgiu entre os séculos VI e VII antes de Cristo, porque os primeiros filósofos não deixaram registos. Estes primeiros filósofos são os pré-socráticos (antes do filósofo Sócrates). Os pensadores orientais não são considerados filósofos por acreditarem em valores míticos e religiosos e porque a filosofia tem um pensamento 100% racional. Existe um certo preconceito que tem de se ser ocidental para poder ser filósofo, mas todos o podem ser. Nos séculos seis e sete antes de Cristo, altura em que surgiu a filosofia, não existia um estado grego, a Grécia era dividida em cidades-estado (Polis). Cada cidade-estado tinha os seus deuses e os seus governadores e diferentes regimes políticos. A única coisa que os unia era a língua, o grego antigo. Na altura a Polis Atenas era a mais importante porque foi lá que surgiu, pela primeira vez, o regime político democrático. A parte ‘demo’ da palavra significa povo e ‘cracia’ significa poder. Na Grécia eram poucos os cidadãos com direitos políticos. A sociedade grega era esclavagista, existiam escravos na Grécia. As mulheres, as crianças, os escravos e os estrangeiros não tinham direitos políticos. E para se ser cidadão tinha de se ser filho de um grego e de uma grega. Os cidadãos eram chamados a exercer directamente o poder. A actividade política era a principal ocupação dos cidadãos, mas também se dedicavam à filosofia, à arte e ao culto do corpo (praticavam ginásio). O modelo de beleza grega era masculino. A prática homossexual nos homens era normal e aceite, os homens eram casados e com filhos mas praticavam a homossexualidade. Os cidadãos em geral eram ricos e quem cuidava das suas casas eram as mulheres, portanto, dedicavam-se à política pois não tinham muito trabalho, mas sim muito tempo livre. Como um autor desconhecido disse: “A filosofia nasce do ócio” (nasce do tempo livre).
O segundo objectivo da aula foi conhecer a etimologia da palavra filosofia. Procurar a etimologia de uma palavra é procurar a origem linguística dessa palavra. Transliterar significa mudar uma palavra de um alfabeto para outro alfabeto. A palavra filosofia no alfabeto grego escreve-se com as letras phi-F, iota-i, lambda-l, omicron-o, sigma-s, omicron-o, phi-f, alfa-a (philosophia). A parte philia da palavra significa amor/amizade e sophia significa sabedoria. Filosofia etimologicamente significa amor pela sabedoria (definição incontestável), mas não define em rigor o que é a filosofia.
O terceiro objectivo da aula era distinguir philosophos de sophos. Na antiguidade grega não existia ciência. A filosofia é que estudava e investigava temas como a biologia, a geologia, a psicologia, etc. A filosofia era uma actividade de procura de conhecimento teórico muito abrangente, que incluía o estudo de temas hoje divididos pelas diversas ciências. Um filósofo é muito diferente de um sábio. O filósofo é quem investiga, é quem é amante da sabedoria e que está sempre a querer saber mais. O sábio intitula-se sábio por isso já sabe tudo, já não investiga mais nada, pensa que já sabe tudo, mas ninguém sabe tudo. E, com esta atitude, não questiona se os seus conhecimentos são verdadeiros ou falsos.

“ Só sei que nada sei” – Sócrates.








- A apresentação deste relatório é muito cuidada.
- É um relatório de aula bastante completo.
- A estruturação do discurso, por vezes, parece telegráfica, ié, falta o encadeamento entre as ideias.
- Verificam-se alguns erros de acentuação.
- O início dos parágrafos não é assinalado com o espaço devido.

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