domingo, 25 de outubro de 2009

Relatório das aulas 21 e 22

ESCOLA SECUNDÁRIA D. MANUEL I – BEJA
2009-2010
Disciplina de Filosofia - 10º ano

_______________________________________________________________
André Filipe Pereira Guerreiro
Número: 29 Turma A

Relatório de aula
Aulas número 21 e 22
22 de Outubro

Como realizado habitualmente no início de cada aula de filosofia, foi feita por parte da professora a leitura do relatório da aula anterior. De seguida foram propostos, por parte da mesma, os seguintes objectivos de aula: identificar as diferentes áreas de questionação filosófica, distinguir questões filosóficas de questões não filosóficas e caracterizar questões filosóficas.
No cumprimento do primeiro objectivo, foi feita a correcção do trabalho de casa, sendo tiradas também algumas dúvidas acerca do mesmo (áreas de questionação filosófica). Na filosofia existem várias áreas de questionação filosófica, irei agora referi-las e também os seus domínios, juntamente com alguns exemplos.
Essas áreas são: a lógica que estuda a forma do pensamento e do discurso; a metafísica que estuda os seres não materiais (Deus e a alma); a cosmologia no estudo da origem e estrutura do Universo; a ontologia que estuda o ser e a realidade; a gnosiologia no estudo do conhecimento em geral; a epistemologia que estuda a ciência; a filosofia da religião no estudo do sagrado e do divino; a estética que estuda a beleza e a arte; a ética que se dedica ao estudo do bem, da justiça, da responsabilidade, da moral, da liberdade; a axiologia no estudo dos valores; a filosofia social e política que estuda a vida em sociedade; anthropos é uma palavra que para os gregos significava homem, logo a antropologia estuda o homem; o existencialismo no estudo do sentido da existência humana. Uma frase exemplificativa desta matéria é: “O que são os valores?”; neste caso, já que sabemos que a axiologia estuda os valores, logo esta frase pertenceria ao estudo da axiologia.
Seguidamente avançámos para a distinção entre questões filosóficas e questões não filosóficas. A professora ditou algumas questões para iniciar este novo assunto.
A pergunta acerca do que é um quadrado é uma questão não filosófica, enquanto a questão sobre qual o regime político ideal é filosófica, fazendo parte da filosofia social e política.
A distinção entre estes dois tipos de questões é feita através do princípio de que todas as questões filosóficas têm sempre as seguintes características: a intemporalidade, ou seja, estas questões mantêm a sua pertinência e o seu valor, independente do tempo; a problematicidade, quer dizer, são questões sem solução, sem resposta única e definitiva; a universalidade, já que são questões que estão relacionadas com todos os seres humanos; a radicalidade (raiz), pois a Filosofia é uma procura de fundamentos, bases e origem, e até mesmo, da razão de ser da realidade.
Por fim a professora referiu a página do manual onde são referidas a radicalidade e a universalidade (página 24).

Sem comentários:

Enviar um comentário