domingo, 11 de outubro de 2009

Relatório das aulas 11 e 12

Escola Secundária D.Manuel I – Beja
Ano Lectivo 2009/2010
Filosofia 10ºAno


Beatriz Santos Leal
Nº5 Turma: A

Relatório de aula
Aulas nº 11 e 12
6/10/2009


_____ Para dar início à aula, a professora leu o relatório da aula anterior o qual foi comentado por alguns alunos de forma positiva.
De seguida, a professora definiu os seguintes objectivos: aprender a elaborar um comentário de texto, distinguir Filosofar Espontâneo de Filosofar Sistemático e ainda distinguir dimensão teórica da Filosofia da dimensão prática. Após definidos os objectivos, avançámos para a leitura de alguns trabalhos de casa, que eram a realização de um comentário de texto sobre a frase de Karl Jaspers, “Filosofar significa estar a caminho”. Num dos comentários texto lidos pela professora e elaborados por um aluno surgiram os conceitos de verdade absoluta e verdade relativa, os quais a professora esquematizou no quadro. Verdade divide-se em dois tipos, a verdade absoluta (uma verdade independentemente de pontos de vista) e a verdade relativa (dependente de condicionantes que podem ser históricas, culturais, pessoais e sociais).
De seguida passamos à leitura do texto 4 da página 20 do Manual, deste retirámos a ideia de que é preciso incentivar as pessoas a raciocinar, a ter argumentos para defender a sua posição e/ou opinião mas apesar de isto ser tolerante. Todos nós devemos ter opinião, não interessando para isso a classe social a que se pertence e todos devem ter possibilidade de se expressar livremente e de ser letrado. Não é por se ser filósofo que as opiniões têm mais importância. Todos temos a possibilidade de filosofar, os filósofos têm um filosofar sistemático, mas todos os humanos têm direito ao filosofar espontâneo, por isso, diz o texto que: “Reservar a filosofia aos que se dizem filósofos seria tão ridículo como proibir de cozinhar os que não são cozinheiros profissionais.” Com isto o autor do texto, Albert Jacquard, quer dizer que o facto de só os filósofos poderem filosofar é o mesmo que dizermos às pessoas que não podem cozinhar pois não são profissionais.
Foi lido o texto 5, após o qual, a professora nos questionou sobre o assunto dominante e o tema do mesmo. O texto trata do tema “o que é ser filósofo” e a ideia defendida é o facto de todos os homens serem considerados filósofos, esta mesma afirmação foi definida pela professora como a tese do texto. Neste texto percebemos que todos têm problemas filosóficos e que já se questionaram sobre eles só que não têm consciência de que aquele pensamento é filosófico. Existe um determinado preconceito em relação às coisas que interiorizámos, por isso, não as questionamos nem pomos em causa, admitindo o preconceito como uma verdade absoluta, que como já foi referido é sempre verdade independentemente de outros pontos de vista.
Em resolução do 3º objectivo, falámos das 2 dimensões da Filosofia, a dimensão teórica e a dimensão prática. As palavras teoria e prática provêm do grego: theoria (exercício intelectual ou estudo) e praxis (acção). Na sua dimensão teórica, “a filosofia visa conhecer a essência da realidade, procurando uma compreensão da totalidade das coisas e dos seres. Permite uma visão integrada do real, ao mesmo tempo que reflecte sobre os vários saberes e os problemas por eles suscitados.” E na dimensão prática, “a filosofia ajuda-nos a orientarmo-nos no mundo, a saber viver, a agir de forma responsável, a encontrar uma finalidade para a vida, em ordem à conquista da felicidade. Por outro lado, ela intervém a nível social e político, no sentido de construir um mundo melhor.”




- Relatório muito completo (embora pudesse ser mais sintético)
- Boa compreensão dos conteúdos leccionados

Sem comentários:

Enviar um comentário