segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Relatório das aulas 13 e 14

ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO D. MANUEL I – BEJA

Ano lectivo 2009/2010

Filosofia – 10ºAno




Maria Teresa Sampaio
Nº17
Turma A

Relatório de aula

Aulas nº 13 e 14

08/10/2009


Na aula de filosofia do dia 08/10/2009 começámos por sumariar o seguinte: leitura e análise de um texto; a dimensão discursiva do trabalho filosófico; o processo argumentativo.
De seguida, a professora passou à leitura do relatório da aula anterior.
A professora iniciou a aula com uma pequena revisão e conclusão do 2º objectivo da aula anterior - distinguir o filosofar espontâneo do filosofar sistemático - questionando os alunos acerca desta distinção.
Depois concluímos e aprofundámos o último objectivo da aula anterior -distinguir a dimensão teórica da filosofia da sua dimensão prática - realizando e concluindo o esquema que tínhamos iniciado na aula anterior onde se distinguia as dimensões da filosofia. A dimensão teórica da filosofia define-se como exame de preconceitos, questionação e produção de respostas e argumentos. Já a dimensão prática da filosofia ajuda-nos a saber viver, a agir responsavelmente (pensar antecipadamente nas consequências dos seus actos e assumi-los) e encontrar uma finalidade para a vida. Neste ponto, a professora questionou os alunos sobre qual a sua finalidade de vida e obtivemos várias respostas, tais como: “ a minha finalidade de vida é ajudar os outros e assim ficarei a sentir-me melhor comigo próprio e consequentemente mais feliz”; “ a minha finalidade de vida é ser feliz”. Concluímos então que a grande finalidade de vida é principalmente ser feliz. Por outro lado, a dimensão prática da filosofia intervém a nível social e político, no sentido de construir um mundo melhor.
Para concluir a distinção das duas dimensões da filosofia, passámos à leitura do texto 6 da página 22. Após a leitura do texto, a professora questionou-nos sobre o tema do 1º parágrafo onde verificámos que se trata da filosofia de vida dos filósofos Sócrates, Comte-sponville e Jankélévitch. No 2º parágrafo, a ideia principal é que filosofar é viver. No 3º parágrafo, concluímos que deve haver uma interacção entre meditar e agir. Surgiu então o conceito de meditar, que significa reflectir, pensar sobre o próprio pensamento, concentrar-se no pensamento, estar completamente fechado sobre o seu próprio pensamento.
Por fim, passámos ao último objectivo de aula: compreender o raciocínio filosófico como raciocínio argumentativo. Qualquer discurso, enquanto acto de comunicação oral ou escrita, comporta elementos. A professora esquematizou então que no processo argumentativo o emissor (aquele que codifica e transmite a mensagem) é o orador, a mensagem (a sequência de sinais, que obedecem a um código, transmitidos pelo emissor ou receptor) é a tese/argumentos e o receptor (aquele que interpreta e descodifica os sinais do emissor) é o auditório. O discurso filosófico é fundamentalmente argumentativo. No final, a professora definiu os conceitos de argumentação, de tese e de argumento.
Para conclusão da aula, a professora enviou para trabalho de casa a elaboração de um comentário de texto da frase “Creio que todos os homens são filósofos, ainda que uns mais do que outros”.




- Este relatório apresentava algumas falhas de sintaxe;
- O relatório apresentava definições (de argumentação, de tese e de argumento) que foram retiradas, uma vez que não se justifica ter no relatório aquilo que está no caderno de todos os alunos

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