domingo, 11 de outubro de 2009

Relatório das aulas 3 e 4

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO
D. MANUEL I
2009/2010
Filosofia - 10º ANO

RELATÓRIO DE AULA





Elaborado por:
Ana Catarina N. Caetano da Silva
Nº 2
Turma A



Aulas nº 3 e 4
Data: 22/09/2009

Na aula de filosofia do dia 22 de Setembro de 2009, foi dada continuidade ao realizado na aula anterior: a Professora propôs aos alunos, logo na primeira aula, como forma de teste diagnóstico, que se pronunciassem sobre uma das questões seguintes: “O que é a Filosofia?” e “O que é o tempo?”. Cada um de nós escolheu uma destas questões e, por escrito, de forma espontânea, manifestámos as nossas opiniões.
A Professora fez um apanhado/resumo sobre as nossas ideias relativamente aos temas (filosofia e tempo) extraindo aquelas que lhe pareceram mais pertinentes para a discussão em sala de aula sobre esses temas.
Assim, nesta aula foi feita a análise das respostas dadas.
– No que diz respeito à Filosofia ser ou não uma ciência, a Professora explicou o seu ponto de vista referindo que essa atribuição de cientificidade à Filosofia depende da própria interpretação do conceito de ciência. Por outro lado, a Filosofia, ao contrário das várias ciências como a Matemática ou a Biologia, não tem um objecto específico de estudo porque o seu objecto é toda a realidade.
- Houve aceitação sobre o facto de a Filosofia estudar o pensamento humano e ser um debate de pontos de vista ou opiniões que aceitam várias respostas. Assim, a atitude filosófica é uma atitude interrogativa. No entanto, o Filósofo, por vezes, coloca questões para as quais não encontra respostas, mas que lhe permitem desenvolver o seu sentido crítico. Nessa procura de explicações ele pode, no entanto, encontrar novas perguntas
- As crianças são boas filósofas porque desconhecem muito do que as rodeia e, por isso, à semelhança dos filósofos que vivem mais das interrogações do que das respostas, questionam muito.
- Sobre o conceito de Filosofia foi concluído que é um conceito com definições que podem variar de pessoa para pessoa, pelo que se torna difícil dar uma definição única de Filosofia
- Foi rejeitada a ideia de relação entre a História e a Filosofia. Apesar da Filosofia estar repleta de nomes de Filósofos famosos que ficaram na História, tal como Sócrates, Platão ou Aristóteles, não é a sua história que interessa à Filosofia.
- Outra afirmação que não ganhou aceitação foi a de que “a Filosofia é uma explicação de coisas inexplicáveis”. Na realidade, a Filosofia tenta compreender coisas que são incompreensíveis/misteriosas.
De seguida, passou-se à análise de um conceito filosófico: o Tempo.
Concluímos, então, que a palavra “tempo” tem dois sentidos distintos na língua portuguesa: tempo-duração e meteorologia. O tempo enquanto estado atmosférico pode ser explicado cientificamente e por isso não se torna problema filosófico. O tempo-duração ainda não foi totalmente desvendado pela ciência e é um objecto de reflexão filosófica.


Ana, a apresentação do trabalho está impecável.
Quanto ao conteúdo, gostaria que o relatório correspondesse a um texto corrido, sem esta divisão por tópicos.
Houve alguma confusão na apresentação dos conteúdos, mas isso deve-se ao tipo de aula que foi e, também, à falta de prática neste tipo de trabalho. Tenho a certeza que o próximo será bem melhor!

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