domingo, 11 de outubro de 2009

Jaspers, comentário de Diana Macedo

Diana Macedo
Nº 8 10º A

Comentário de texto
“Filosofar significa estar a caminho”

A definição de filosofia e do filosofar não pode ser dada de uma forma única e conclusiva, uma vez que não existe nenhuma universalmente aceite. Cada filósofo, segundo a sua interpretação da vida e do mundo, constrói ele próprio uma definição pessoal de filosofia e da sua essência. Para o filósofo Karl Jaspers, por exemplo, “filosofar significa estar-a-caminho”. Debrucemo-nos então sobre esta breve e metafórica definição do filosofar, analisando e interpretando os seus possíveis significados.
Quando reflectimos sobre uma questão filosófica, é essencialmente a procura pela resposta a essa questão que nos permite evoluir e adquirir conhecimentos. Filosofar não nos levará assim ao encontro de respostas verdadeiras e definitivas, mas antes conduzir-nos-á pelo interminável caminho da verdade e do conhecimento.
Ao filosofarmos, percorremos uma pequena parte desse caminho, mas nunca conseguiremos encontrar o seu fim, ou seja, alcançar toda a sabedoria, todas as verdadeiras respostas. Apesar disso, podemos, a pouco e pouco, aproximarmo-nos cada vez mais da verdade absoluta, à medida que avançamos neste longo caminho. No fundo, este trata-se do longo caminho da aprendizagem.
Sempre que filosofamos, levantamos questões cujas respostas desejamos ardentemente e é a procura por estas respostas que nos faz avançar no caminho. Pelo contrário, o não-filosofar, ou seja, a ausência de perguntas e, consequentemente, a ausência de respostas, faz com que estejamos parados no caminho da verdade.
Em suma, filosofar é exactamente estar sempre a caminho, numa incessante busca pelo conhecimento verdadeiro. Enquanto avançamos, vamos atingindo verdades relativas, mas a verdade absoluta continua a esperar-nos no fim deste infindável caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário