quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Relatório das aulas 39 e 40

Nome: Pedro Miguel Caeiro Bonito
Nº: 21 T: A

Aulas Nº 39 e 40
24 de Novembro de 2009

A aula foi iniciada com a leitura do relatório da aula anterior e, em seguida, a professora definiu os objectivos de aula que consistiam em formular o problema do livre-arbítrio e em conhecer as teses e os argumentos relativos ao problema do livre-arbítrio.
Em seguida, começámos por falar do primeiro e já referido objectivo de aula, depois de uma discussão foi concluído que o problema do livre-arbítrio era “Serão as acções humanas livres?”, com esta conclusão também finalizámos o primeiro objectivo.
Depois da conclusão iniciámos o segundo objectivo de aula, que começou com a descoberta por parte dos alunos das três teses relativas ao problema do livre-arbítrio, que eram o determinismo, o indeterminismo e o libertismo. Descobrimos também alguns fundamentos destas teses que eram para o determinismo a causalidade, para o indeterminismo a aleatoriedade e para o libertismo a dualidade antropológica.
O determinismo que pressupõe a causalidade, diz-nos que não há efeitos sem causas e que os efeitos não aconteciam se não houvesse causas, concluímos isto a partir do visionamento de um pequeno vídeo. Portanto, o determinismo defende a existência de causalidade no mundo. E com a leitura de algumas páginas do manual concluímos também que o determinismo defende que tudo o que nós fazemos é inevitável.
O indeterminismo que se baseia na noção de aleatoriedade, diz-nos que era impossível prever o que vai acontecer, porque há fenómenos que acontecem por acaso.
Não conseguimos finalizar o segundo objectivo de aula.

- Este relatório está bastante incompleto; não reflecte a riqueza desta aula.

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