segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Relatório das aulas 29 e 30

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO
Escola D. MANUEL I
2009/2010
Filosofia - 10º ANO

RELATÓRIO DE AULA

Elaborado por:
Ana Adelaide Manzaca Baião
Nº 1
Turma A


Aulas nº 29 e 30
Data: 05/11/2009

Na aula de filosofia do dia 5 de Novembro de 2009, começámos por sumariar o seguinte: critérios de avaliação; Introdução ao estudo da filosofia da Acção. A professora começou então por fazer uma pequena abordagem sobre os critérios de avaliação, em que nos informou sobre como seríamos avaliados e o peso dos elementos na nossa avaliação. Uma vez esclarecidos, pudemos então delinear os objectivos de aula que consistiram em tomar consciência dos elementos da acção humana e compreender o que é a filosofia da acção.
Iniciámos o primeiro objectivo de aula com a leitura do texto 1 da página 51 do nosso manual que relata a notícia de um jornal sobre um jovem pai que se esqueceu de deixar a sua filha bebé no infantário quando ia para o trabalho, permanecendo a criança um dia inteiro dentro do carro, chegando ao fim já sem vida. De seguida respondemos a algumas questões do manual relativas ao mesmo texto, já da página 52, para assim podermos tomar consciencia dos elementos da acção humana.
A Professora questionou então se o acto do jovem pai foi deliberado e se houve intencionalidade, quer dizer, se houve uma finalidade, um objectivo. Se foi um acto consciente, voluntário, intencional e deliberado, então o sujeito foi o agente responsável. Se não foi deliberado, nem intencional, se foi um acto involuntário e inconsciente, pois foi independente da nossa vontade, então o sujeito seria vítima e não responsável pelo acto. Se o acto foi descuidado, imprudente e irreflectido, então o sujeito deve ser responsabilizado, ainda que não houvesse intenção, deliberação ou vontade de praticar o acto.
Uma vez concluido o primeiro objectivo de aula passámos ao segundo objectivo de aula- compreender o que é a filosofia da acção - que foi iniciado com a leitura do texto 2 da página 52 do manual. Da análise deste texto, concluímos que no contexto da filosofia da acção iremos abordar o problema da acção humana. Para o compreendermos enquanto tal, teremos que compreender os conceitos a ele associados: intencionalidade, voluntário, consciente, agente, responsabilidade, motivo, deliberação, decisão.
Concluímos a nossa aula com a compreensão da distinção entre o que fazemos e o que nos acontece. Exemplo do que fazemos: estudar para um teste. Exemplo de algo que acontece: falhar a tinta da caneta. Compreendemos então que no que fazemos somos agentes/actores, temos um papel activo. Por sua vez, o que acontece torna-nos meros receptores/espectadores, com papel passivo.



- O texto apresentava muitos erros ortográficos e algumas imprecisões na apresentação dos conteúdos

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