domingo, 8 de novembro de 2009

Relatório das aulas 25 e 26

ESCOLA SECUNDÁRIA D. MANUEL I
ANO LECTIVO 2009/2010
FILOSOFIA – 10º ANO

André Martins
Nº3, 10º A

RELATÓRIO DE AULA

Aulas números 25 e 26 29 de Outubro de 2009

A professora iniciou a aula fazendo algumas rectificações aos aspectos gerais do trabalho de reflexão escrita sobre “o mito da caverna”, nomeadamente o dia de entrega e o espaçamento entre linhas, passando assim o dia de entrega para dia 5 de Novembro de 2009 e o espaçamento entre linhas para simples.
Passámos de seguida à leitura de textos da página 24 do manual sobre a radicalidade e universalidade das questões filosóficas. As questões filosóficas têm que ser radicais porque questionam a raiz, as bases, ou a razão de ser da realidade. As questões filosóficas são universais porque dizem respeito a todos os seres humanos.
De seguida a professora leu o relatório da aula anterior, realizado por o meu colega André Guerreiro.
Depois, a professora passou à correcção do trabalho de casa que era caracterizar questões como filosóficas ou não filosóficas, justificando.
Depois da correcção do trabalho de casa, lemos e analisámos um excerto do livro Elementos básicos da filosofia de warburton onde o problema principal é “Porquê estudar filosofia?”. Algumas pessoas acham que é inútil estudar filosofia, pois consideram que os filósofos não contribuem para a sociedade e que estudar filosofia pode até ser perigoso, pois podemos nos perder nos ínfimos caminhos da filosofia, deixando de ser capaz de realizar as tarefas mais práticas do quotidiano. Mas também há argumentos a favor do estudo da filosofia. Por exemplo, os filósofos acreditam que todas as pessoas devem reflectir sobre as questões filosóficas e também fazer uma revisão aos princípios e valores que orientam a sua vida. Outra razão para estudar filosofia é que “ensina a pensar” sobre os mais variadíssimos assuntos, as pessoas que praticam a filosofia aplicam esses conhecimentos em profissões ditas “normais”, como o direito, a informática e o jornalismo, pois nessas profissões é preciso saber argumentar, uma prática que evolui com o estudo da filosofia.
Ainda outra justificação para estudar filosofia é o facto de, para algumas pessoas, esta actividade dar um prazer enorme.
Depois de analisarmos o texto filosófico, a professora disse-nos como seria a estrutura do teste. O teste vai ser formado por um primeiro grupo de escolha múltipla, depois por um grupo de respostas curtas e um terceiro grupo com uma questão de desenvolvimento (um comentário de texto).
Para terminar a aula, a professora esclareceu as dúvidas que os alunos tinham.


- Está um bom relatório, apesar de algumas imprecisões na apresentação dos conteúdos.

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