quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Relatório das aulas 35 e 36

Escola Secundária D.Manuel I de Beja
2009/2010
Filosofia
Relatório das aulas nº35 e 36
17/11/09

Catarina Barrocas
10ºA Nº7


A aula de dia 17 de Novembro de 2009 foi iniciada com a leitura do relatório da aula anterior. De seguida a professora procedeu à entrega dos trabalhos de reflexão filosófica e à correcção dos mesmos, em que nos ditou um exemplo de introdução, desenvolvimento e conclusão que poderíamos ter utilizado na realização dos nossos trabalhos. A professora falou ainda, de uma forma sucinta, sobre a Alegoria da Caverna de Platão. Concluímos assim que na alegoria a escuridão dentro da caverna simboliza a ignorância e a luz que se encontra no exterior representa a descoberta da sabedoria.
Após o cumprimento do primeiro ponto do sumário seguiu-se a realização do objectivo de aula, que consistia em reconhecer a decisão deliberada como um elemento associado à acção humana. Assim sendo, a professora começou por perguntar a um dos alunos em que consiste a acção humana, ao que este respondeu que se trata de um acto intencional, consciente, voluntário e motivado, do ser humano. Foi então que a professora nos falou do quinto elemento da rede conceptual da acção humana: a deliberação e a decisão.
Define-se deliberação como sendo o processo de reflexão que antecede a decisão, sendo esta última uma escolha de alternativas possíveis em função de determinadas razões. Muitas das nossas acções do quotidiano são automáticas, ou seja, não são planificadas e ponderadas previamente. Existem, contudo, acções em que é obrigatório reflectirmos antes de tomarmos uma decisão, principalmente se estas acções comprometerem seriamente o nosso futuro, por exemplo, no final do 9º ano a maioria dos estudantes tem de escolher qual o percurso que quer seguir no secundário. Para isso existe um conjunto de possibilidades que, depois de serem ponderadas, ou seja, após serem pensados os prós e contras de cada uma, dará origem à escolha ou decisão por uma delas. Podemos desta forma concluir que uma decisão deliberada é, acima de tudo, uma decisão reflectida e pensada e não apenas uma decisão consciente, voluntária e intencional que conduz a uma determinada execução da acção.
Por fim, procedemos à realização de um trabalho de reflexão filosófica que tinha por tema a “Educação Sexual”. Neste trabalho os alunos deveriam redigir um discurso argumentativo, obedecendo a uma estrutura previamente definida na aula anterior. Alguns dos alunos conseguiram realizar o trabalho mas visto que outros se encontravam com algumas dificuldades, a professora deu-nos a oportunidade de reflectirmos em casa sobre os argumentos que queríamos utilizar de modo a conseguirmos realizar um melhor trabalho na aula seguinte.

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