quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Correcção do 1º teste

Escola Secundária com 3º ciclo D. Manuel I - Beja
Ano lectivo 2009 / 2010
FILOSOFIA
10º Ano, turma A

Correcção do 1º Teste de Avaliação – 3 Nov 2008

Grupo I
(5 pontos cada = 40 pontos)
1. E
2. G
3. E
4. E
5. C
6. A
7. F
8. B


Grupo II
1. Diz-se que a filosofia nasceu do ócio porque a filosofia é uma actividade que requer tempo e disponibilidade para reflectirmos. (5 pontos) Ora, esta actividade teve a sua origem histórica na antiga sociedade grega, na qual os cidadãos não tinham que trabalhar, uma vez que se tratava de uma sociedade esclavagista. (15 pontos)
2. Esta célebre afirmação de Sócrates transmite a ideia de que o filósofo é sábio na medida em que admite a sua ignorância. (10 pontos) É mais sábio admitir-se que não se sabe do que viver na ilusão de que se sabe tudo. Esta atitude foi mais tarde designada de ‘douta ignorância’. (10 pontos)
3.1. Formulação correcta de um problema adequado ao tema. Por exemplo, “Devem as touradas de morte ser proibidas?” (5 pontos)
3.2. Correcta apresentação de tese e antítese, que sejam respostas adequadas ao problema formulado. Por exemplo, “As touradas de morte devem ser proibidas” e “As touradas de morte não devem ser proibidas” (2,5 + 2,5 pontos)
3.3. Cada argumento, apresentado de uma forma clara, forte e adequada à tese em causa, valerá 10 pontos. (2x10 pontos)
4. Cada uma das questões apresentadas, sendo claramente do domínio ético e correctamente formulada, valerá 5 pontos. (2 x 5 pontos)
5. Trata-se de uma questão filosófica porque importa a toda a humanidade (5 pontos), porque mantém o seu valor ao longo dos tempos (5 pontos), porque é um problema não solucionado (5 pontos) e porque questiona os fundamentos da nossa realidade. (5 pontos)



Grupo III
(60 pontos)


Introdução (5 pontos)
Desenvolvimento (40 pontos)
- Correcta interpretação do conteúdo do texto
- Aplicação correcta de conteúdos leccionados
Conclusão (15 pontos)

Sem comentários:

Enviar um comentário