terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Relatório das aulas 41 e 42

Francisco Teixeira
Nº 9, Turma A




Relatório de aula

Aulas Nº 41 e 42


Iniciámos a aula por abrir a lição e definir o sumário.
De seguida, a professora introduziu o primeiro tema exposto no sumário, que consistia no dilema do determinismo, o qual consistia na escolha entre a hipótese do determinismo e a do indeterminismo, as quais apresentam uma resposta negativa para a pergunta “Serão as acções humanas livres?”, apesar de apresentarem razões distintas para tal. O determinismo afirma que todas as coisas que acontecem no universo têm uma causa, e como as acções humanas são coisas que acontecem no universo têm também uma causa, enquanto o indeterminismo afirma que nem todas as coisas são determinadas, tendo como base alguns conhecimentos adquiridos pela física quântica. A opção entre as duas teses torna-se um dilema porque ambas trazem as mesmas consequências: negação da liberdade e da consequente responsabilidade do agente. De tal forma que não encontramos motivos suficientes para preferir uma ao invés da outra.
A seguir, a professora definiu os objectivos da aula, que não o haviam sido anteriormente por lapso da mesma.
Em seguimento, vimos como o determinismo e o libertismo se comportam como antíteses uma da outra, para a questão já apresentada no segundo parágrafo.
Para terminar, corrigimos o trabalho de casa que nos tinha sido pedido pela professora, na aula anterior, e que consistia na resolução das alíneas a), b) e c) da actividade da página 73 do manual.

Sem comentários:

Enviar um comentário