quarta-feira, 3 de março de 2010

Relatório das aulas 77 e 78

Luisa Caroucinho
Nº 15
10º A


Relatório de aula
Aulas 77 e 78
23/02/2010



A aula foi iniciada com a abertura da lição e a professora definiu e mencionou os objectivos de aula.
Seguidamente, foi feita a correcção do trabalho de casa, o qual consistia na realização do exercício 19, da página 23 do Caderno de Actividades. Este exercício consistia na análise de uma pratica cultural que se continua a exercer em vários países africanos e até na Europa, e que nos havia sido dada a conhecer numa das aulas anteriores, refiro me à mutilação genital feminina. E tendo em conta a atitude etnocêntrica, intercultural e relativista, identificar a que melhor poderia responder à situação anteriormente apresentada. Seguiu-se uma pequena discussão relativa a este assunto. Foi excluída à partida a atitude relativista, uma vez que um relativista iria aceitar e respeitar esta prática ainda que fosse contra a sua cultura e não iria intervir. As duas atitudes que suscitaram maiores dúvidas foram a atitude etnocêntrica e a atitude intercultural. Um etnocêntrico tenderia a impor os seus valores e modelos de comportamento de uma forma violenta enquanto que um indivíduo defensor da interculturalidade iria pela via do diálogo, e tentaria convencer essa cultura de que a prática é incorrecta, não respeitando assim os Direitos Humanos.
Ao assumir quer uma atitude etnocêntrica quer uma atitude intercultural estamos a assumir a universalidade de um conjunto de valores.
Após ouvirmos o ponto de vista de alguns dos alunos, chegámos à conclusão que primeiro tentaríamos ir pela via pacífica (atitude intercultural) tentando explicar a crueldade desta prática. Poder-se-ia mesma recorrer à chantagem para fazer com que esse povo cedesse. Se, porventura, estes procedimentos anteriormente referidos não sortissem qualquer efeito então teria que se optar por uma medida mais drástica, o que poderia levar-nos para uma atitude etnocêntrica.
Foi assim concluído o primeiro ponto do sumário.
Seguiu-se o cumprimento do 1º e único objectivo de aula que consistia em distinguir ética de moral. Em primeiro lugar, a professora procedeu à apresentação da Unidade cujo estudo iríamos iniciar.
No nosso dia-a-dia não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinónimos. Mas, estudiosos da questão fazem uma distinção entre as duas palavras. A moral é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Portanto, a moral é normativa. Já a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, criticar e justificar a moral ou as "morais" de uma sociedade. Dessa forma, a moral é particular e a ética é universal (procura normas morais universais).
As normas são essenciais para permitir a convivência entre os diferentes indivíduos que integram a sociedade, são elas que nos apresentam as características da nossa acção e nos apresentam um modelo de acções a seguir. A ética é a reflexão acerca das normas que devem orientar a nossa acção.
Se uma sociedade não consegue que essas normas abranjam todos os indivíduos isso pode gerar conflitos, como é o caso dos indivíduos de etnia cigana.

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